3 de janeiro de 2011

KARATÊ KID



Jaden Smith, filho do Will Smith no filme Karatê Kid, em uma cena diz que precisa retornar e finalizar a luta porque ele ainda tem MEDO!  Pede então ao treinador que o cure com uma das técnicas daquela cultura para que consiga retornar ao ringue. Retorna, se concentra e ganha a luta.
O medo deveria desempenhar em nós  função de enfrentamento, não de coação. O problema é que não questionamos nossos medos e fobias então, voltamos sempre ao mesmo ponto, não progredimos! O empasse se estabelece não na força braçal, mas na falta de entedimento, de percepção!
No filme, o menino diz que só saberá se venceu o medo ou não, se voltar e lutar. Nossa luta consiste em descobrirmos os caminhos que nossa memória emocional percorre ao ponto de nos oprimir, para então desativarmos a tecla de tensão. "Eureka"! É o descobrimento que vislumbra o conhecimento, que resulta na liberdade. Uma vez descoberto, o caminho se torna conhecido, portanto mais fácil de se retornar!
Embora o filme não seja tão denso quanto anuncia, deixa pra gente algumas dicas de reflexão que caracteriza a cultura chinesa como a arte da concentração, do equilíbrio e da repetição, coisas que passam desapercebidas em nossa cultura e que lá as crianças aprendem desde a infância   trazendo superioridade espiritual nos enfrentamentos da vida!

Um beijo grande!
Nos encontramos no pódio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!