28 de outubro de 2010

MEDO DA MORTE



Quando eu era criança, lembro do meu pai cantando na igreja uma música de
título SAUDADE. Nesta música o autor  fala de um lugar que ele não conhece
muito bem, mas que sabe que é bom! Ele se refere ao céu. É como se o autor
quisesse ir pra lá! Na verdade esta música, embora em nenhum momento
fale de morte, nos leva para um sentimento de partida. O Engraçado é que eu
deveria ter uns 8, 9 anos e morria de medo de que no momento em que meu pai
terminasse de cantar a música, morresse! Já tinha ouvido falar de casos de
pessoas que morreram dentro da igreja realizando alguma atividade. Não sei  se
todas as crianças  pensam na morte com angústia nesta idade, mas eu pensava
muito! Minha amiga disse que o filho dela nesta mesma faixa etária também é
assim, tem alguns momento de crise quando pensa na morte de seus familiares e
chora muito!
Eu ficava aliviada quando meu pai terminava a música e voltava para o meu ladinho
no banco da igreja!
******

"...É por volta dos oito anos que surge a fobia da morte ou "ansiedade dos oito anos", "crise existencial", ansiedade de separação. O temor principal é o da morte da mãe, pois se apresenta como uma separação, ou, acima de tudo, um abandono. Mais tarde, a morte pode ser personificada por uma figura idosa, que leva a pessoa amada."

http://www.marilzamestre.com/medo.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!