16 de setembro de 2010

ONDE FICA A MESA NA SUA CASA??



Você já parou para pensar em como o padrão de imóveis de hoje se diferencia dos de antigamente? Hoje a prioridade dos anúncios dos grandes empreendimentos são os imóveis com "dois ou três quartos", quanto mais quartos, maior o valor do imóvel. Sem contar que as cozinhas, em especial a dos apertamentos, são um "ovinho" com muita dificuldade cabe geladeira fogão e armário, mesa? nem pensar! Li um texto que falava justamente sobre isso ( pena que não sei onde coloquei) " a importância das refeições no cotidiano familiar", o texto chamava a atenção para o momento singular desse "ritual" em família e questionava os hábitos das famílias "modernas", onde cada membro tem um quarto, e em cada quarto uma televisão, e no momento da refeição, cada um arruma seu prato e vai para o isolamento comer sozinho!

O autor falava da importância da mesa no cotidiano familiar, é em volta dessa mesa que a família se reunia e desfrutava da companhia um do outro, essa mesa proporcionava que um pudesse olhar para o outro e senti-lo! Hoje conversando com uma amiga, ela ficou surpresa quando falei que na minha cozinha tem uma mesa, pois realmente conto nos dedos das mãos ( como dizem por aí) quantas casas conheço com mesa na cozinha! Essa mesma amiga disse uma verdade " que existe uma crítica sobre crianças comerem vendo televisão, mas ao mesmo tempo as famílias ficam sem opção, pois as mesas não cabem mais  nas cozinhas, ocupando assim um novo lugar- a sala!"
Bom derrepente haja a dificuldade em aumentar a cozinha para colocar uma mesa, mas que  esse momento um dia  tão importante na cultura dos valores humanos possa ser resgatado por nós, que buscamos uma sociedade melhor e uma família cada vez mais saudável, longe da podre ideologia do capitalismo imobiliário!
Paz pra nós...







*********************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!