12 de fevereiro de 2010

DE FERNANDO PESSOA...OU FERNANDO TEIXEIRA...SINCERAMENTE NÃO SEI!!


Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já têm a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia:
e, se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre,
à margem de nós mesmos.


1-Sempre gosto de falar a fonte quando copio algo de algum lugar. Esse texto do Pessoa eu retirei de um blog que infelizmente não guardei o link. Peço desculpas a pessoa que fez a postagem pela falha!
2-Uma amiga me disse que atribuem esse texto a Fernando Pessoa, mas que não é dele! Sinceramente eu não sei a autoria. No Blog que tirei, atribuíram ao Pessoa.
3-Eu já sabia que esta questão de autoria é polêmica em relação a vários textos. Entrei em alguns blogs e vi várias polêmicas em relação a este mesmo texto postado por outros blogueiros. A questão é que  não tive acesso a nenhuma fonte segura que me confirmasse se a autoria é mesmo do Pessoa ou do Teixeira. Há informações de que o texto é um trecho de uma das crônicas de Fernando Pessoa e que uma pesquisadora das obras "perdidas" de Pessoa compilou várias crônicas dele assinadas com pseudônimos. A pequisadora de "obras perdidas" é a coordenadora do espólio de Fernando Pessoa, pertencente a Fac. de Letras da Univ. Clássica de Lisboa.
4-heterônimos- Personagens inventados por Pessoa, que têm uma biografia própria, estilos literários diferenciados e que produzem uma obra paralela à do seu criador. Ele criou várias dessas personagens. Três deles foram excelentes poetas e Pessoa assinava com esses nomes. Estudiosos seguem discutindo por que Pessoa teria criado seus heterônimos?
5- Como saber de fonte segura quem é realmente o autor de um texto? Se alguém souber, por favor me avise, pois quero falar quem é o pai desse filho lindo que chamaram de "travessia".
http://fredb.sites.uol.com.br/pessoa.html
http://www.suapesquisa.com/biografias/fernando_pessoa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!